Por dentro das nuvens


O mundo digital e a empresa analógica

Os avanços tecnológicos nos fascinam. Hoje, com um celular, podemos acessar a qualquer momento fotos de festas, confratenizações e viagens, tanto nossas quanto de nossos familiares e amigos. Checamos o clima para o dia ou para a semana, em nossa cidade ou no mundo; acessamos nossa conta bancaria e realizamos transações financeiras, verificamos nossa localização em mapas, escolhemos os pontos de interesse e nossas rotas são traçadas de maneira rápida e eficiente.

Diariamente, nós utilizamos esses incríveis serviços a um custo pequeno ou mesmo sem custo algum, recursos e benefícios impensáveis a poucos anos. Agora, imagine a facilidade e agilidade equivalentes, a um custo minimo, para uso diário em nossas empresas. Utilizando o mesmo aparelho celular que facilita nossa vida pessoal, com poucos toques, poderíamos tomar decisões seguras e rápidas para realizarmos grandes negócios. Na verdade, já contamos com este beneficio, ele se chama computação nas nuvens ou cloud computing, e está disponível tanto para o uso profissional quanto para o uso pessoal, que já fazemos.

Sempre destacam o corte de despesas em tecnologia como a principal vantagem da computação das nuvens. Contudo as nuvens vão muito além dessa considerável redução de custos. Os principais benefícios em se trabalhar com uma solução cloud computing são a confiabilidade, segurança e disponibilidade das informações. Esta tecnologia permitiu novas possibilidades para se trabalhar com os dados gerados diariamente por uma empresa,



permitindo respostas automáticas e on-line para os executivos, colaboradores, clientes e fornecedores. E para o mercado financeiro, onde a informação para tomada de decisões é extremamente importante, a computação nas nuvens torna-se o melhor aliado. Bastando apenas escolher uma solução que garanta armazenamento ilimitado de dados, segurança, veracidade, privacidade e disponibilidade a qualquer momento para permitirem resoluções ágeis e precisas.

Vivemos em um mundo cada vez mais digital e vivenciamos estes beneficios e facilidades disponibilizados pela tecnologia. Contudo, utilizamos estes beneficios em nossa empresa ou vivemos perdidos em um mar de relatórios e informações imprecisas e desatualizadas? A realização do sonho da empresa digital, com todas suas facilidades, jamais esteve tão perto da realidade e a um custo nunca antes sonhado e acessível para todos.

Matéria publicada originalmente na Revista do Factoring da ABFAC (Associação Brasileira de Factoring) em 23/07/2014.

Veja também:

Segurança da informação




NAME

Quando as informações eram armazenadas apenas em papel, a segurança das mesmas dependiam de salas e cofres. Com a adoção de computadores, a estrutura de segurança se tornou mais complexa, ocasionando um aumento significativo nos custos. Verifique

Introdução ao software como serviço (SaaS)

NAME

Um conceito muito associado à nuvem é a oferta de software como serviço, SaaS, do inglês Software as a Service. A computação nas nuvens (cloud computing), permitiu a oferta como serviço das mais diversas aplicações e produtos.
Continue

E ainda:
- O que é computação nas nuvens Confira
- Verifique as máterias mais recentes Aqui

www.facili.com.br/?page_id=336

www.facili.com.br
Facili Soluções em Tecnologia da Informação
www.facili.com.br
(11) 3373-7484

Empresa associada à
Associação Brasileira de Factoring